Warning: include_once(analyticstracking.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/layout/layout_top.inc.php on line 259

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'analyticstracking.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /htdocs/public/www/layout/layout_top.inc.php on line 259
  Hoquei  
 




Newsletter CDP
 
Receba via email todas
as novidade e notícias
  E-goi - Marketing Automation Multicanal  
Patrocinadores
patrocinadores

 


Breve Historial do Hóquei em Patins

A apresentação da mesma aconteceu na tarde do dia 10 de Dezembro, num jogo contra a Selecção de Braga, o qual perdeu por 1-17. Um resultado que reflectia a inexperiência do clube azul e branco. O torneio contou com a presença das equipas mais significativas do Norte e deslumbrou a juventude local que aderiu em massa à modalidade.

 

Para a história fica a constituição da primeira equipa poveira de hóquei: António Rodrigues (capitão), Rodrigo Lobo, Fernando Ribeiro, Carlos Flores, Joaquim Santos e António Araújo.

 

Após a filiação na Associação de Patinagem do Minho, foi nomeado responsável pela secção de Hóquei o associado Joaquim Terroso Pereira Dias.

 

A Taça d’Honra da Associação de Patinagem do Minho foi a primeira competição oficial da equipa do CDP e a primeira vitória foi alcançada no ringue das Taipas, contra o Vitória Sport Clube, por 0-5.

 

No ano de 1955, o Desportivo passa a ser filiado da Associação de Patinagem do Norte. A modalidade, muito acarinhada pelos poveiros, foi crescendo de ano para ano e novos escalões foram criados: os juniores e as escolas de hóquei.

 

Nos anos 60, a secção sofre um abrandamento, voltando a entrar em franco desenvolvimento nas épocas seguintes, recheadas de excelentes resultados, tendo atingido o auge com a subida de divisão. Um feito que acabou por não se tornar realidade, devido à saída de um considerável número de atletas para clubes com meios económicos mais fortes.

 

A secção continuou em actividade com os escalões iniciais, tendo os juniores se distinguido em 1983 com o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional da categoria e os iniciados obtido o título de Campeões Regionais na época 83/84. Na década de 89 é de realçar a chamada de alguns jogadores juniores e juvenis à Selecção Nacional e à Selecção da Associação de Patinagem do Norte.

 

Em 1996, previa-se o reaparecimento de uma equipa sénior formada por antigos jogadores do Clube, todavia, as obras no pavilhão gimnodesportivo impediram a sua concretização. Na verdade, o Hóquei viveu um período difícil devido à reestruturação do pavilhão gimnodesportivo, na medida em que deixou de haver condições para treinar. Os treinos forma realizados em outros locais e os jogos no Pavilhão de Paredes.

 

Presentemente, a estabilidade da modalidade, fruto da intensa entrega do coordenador António Padrão, traduz-se na existência dos diversos escalões.

 
© 2012 Clube Desportivo da Póvoa. Desenvolvido pela hojenet.