Clube Desportivo
da Póvoa
 
 










Newsletter CDP
 
Receba via email todas
as novidade e notícias
  E-goi - Marketing Automation Multicanal  
Patrocinadores
patrocinadores

 


História

O Clube Desportivo da Póvoa é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 26 de Dezembro de 1943.

A história remonta a uma tarde de domingo, na qual um grupo de jovens, reunidos depois de um jogo de futebol, decidem agitar a actividade desportiva do concelho devolvendo aos poveiros o desporto Rei, fundando um grupo de futebol.

 

Por mais arriscada que a ideia pudesse parecer, o certo é que foi levada adiante e sobre o lema “Ao Serviço do Desporto, da Cultura e da Póvoa”, nasceu o Clube Desportivo da Póvoa.

 

O seu grupo de futebol inscreveu-se, em 1944, na Associação de Futebol do Porto e alcançou gloriosas classificações. A “Taça Eça de Queirós” foi obtida num torneio realizado na Póvoa e foi o seu primeiro troféu.

 

Nos anos 1945, 1947 e 1948, o grupo de futebol do CDP manteve-se vencedor de série e finalista, conservando ao longo do seu percurso o “onze dos juniores” e, para além das competições oficiais, era constantemente convidado para encontros particulares um pouco por toda a região Norte do país.

 

No entanto, com o passar dos anos e por motivos alheios à vontade dos seus responsáveis, o CDP viu-se obrigado a abandonar o futebol. Em contrapartida, abriu-se a novas modalidades. A divisa “Ao Serviço do Desporto, da Cultura e da Póvoa” fazia, agora, ainda mais sentido.

 

Andebol de Sete, ciclismo, automobilismo, bilhar, ginástica, ballet, natação, hóquei em patins, ténis de mesa, patinagem artística, pesca desportiva, ténis, voleibol, judo, damas e xadrez, constituíram o vasto e diversificado leque de modalidades desportivas que o CDP colocou à disposição da juventude poveira e nas quais foram alcançados alguns feitos meritórios.

 

A Pesca Desportiva foi, sem dúvida, a que mais vezes elevou o nome do Clube com a conquista de vários títulos nacionais e regionais, com maior incidência nas décadas de 70 e 80.

 

A secção de Damas, uma modalidade já extinta no Clube, foi a primeira modalidade a sagrar-se Campeã a nível nacional, na época 84/85.

 

Também as secções de Voleibol e de Basquetebol, contribuíram brilhantemente para o invejável palmarés que, actualmente, o CDP possui: Título de Campeão Nacional de Basquetebol, em Seniores Femininos, na época 99/00 e a subida à Divisão A2 dos Seniores Masculinos de Voleibol, na época 00/01, acompanhada com o título de Campeões Nacionais da II Divisão.

 

A secção de Atletismo também brindou o Clube com vários títulos nacionais individuais e, por duas vezes, com o título de Campeão Nacional da II Divisão Feminina, nas épocas 99/00 e 00/01.

 

Mas não foi só à base de resultados desportivos que o sucesso do CDP foi atingido. A construção do pavilhão gimnodesportivo inaugurado nas suas Bodas de Prata, assim como das piscinas, dos courts de ténis e do parque de campismo funcionaram igualmente como um forte estímulo para a continuação do trabalho desenvolvido até então.

 

Num curto espaço de tempo, o Desportivo da Póvoa tornou-se num dos Clubes mais eclécticos do país e numa das associações desportivas mais importantes da nossa região.

 

E, se dúvidas existissem quanto ao seu valor, estas acabariam por ser dissipadas perante as várias distinções que lhe foram atribuídas: “Medalha de Reconhecimento Poveiro” pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em 14 de Dezembro de 1969; “Medalha de Serviços Distintos” pelo Ministério da Educação Nacional reconhecendo os serviços prestados ao desporto; “Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro”, em 1999.

Contudo, nem só de desporto se ocupou o CDP. Para todos estes gestos de reconhecimento contribuíram, também, em larga escala, iniciativas de âmbito cultural que honrosamente preenchem o historial do Clube. Desde a criação de um Cine-Clube e de uma Biblioteca Associativa, passando pela realização de “Jogos Florais”, Saraus e Recitais de Poesia, até à organização de Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore, entre outras. De tudo um pouco foi feito na secção cultural que acabou por ser extinta em 1958.

 

Durante a última década, o Clube Desportivo da Póvoa foi alvo de uma reestruturação ao nível das suas actividades. A velha questão da precariedade de espaço, que tão cedo começou a atormentar as diferentes Direcções, levou a que o número de modalidades em actividade fosse reduzido.

 

O CDP conta agora com oito secções, Hóquei em Patins, Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Automobilismo, Futevólei, Escola de Natação e Judo, mantendo ainda assim a sua polivalência. Para além dos melhoramentos das infra-estruturas e dos equipamentos do CDP, as secções têm ainda ao seu dispor o Pavilhão Municipal e o Estádio Municipal, sendo este último um garante para a prática do Atletismo.

 

A sua actividade desenvolve-se sob dois pólos fundamentais: as modalidades desportivas e o Complexo de Piscinas. Com as suas modalidades, proporciona a prática desportiva a mais de 500 atletas. Pela Piscina Interior passam, semanalmente, cerca de 700 alunos da Escola de Natação e centenas de utentes em regime livre. No verão, a Piscina Exterior é frequentada por inúmeras pessoas que aproveitam os benefícios da piscina de água salgada.

Das instalações do CDP fazem ainda parte a Sede Social (secretaria, auditório e sala de troféus) um Bar, um Pavilhão Gimnodesportivo reconstruído de raíz em 1999 e um Parque de Estacionamento.

 

Actualmente, o Clube Desportivo da Póvoa está confiante no futuro, pelas vitórias e sucessos que, ao longo destes sessenta e cinco anos, foi alcançando.

 

A jovialidade dos anos iniciais persistiu até aos dias de hoje e persistirá, com toda a certeza, nos anos que se seguem. Este é um Clube de espírito jovem, direccionado para a juventude poveira. E é este presente do Clube Desportivo da Póvoa que nos faz acreditar num futuro cada vez mais auspicioso.

2012-01-04

 
© 2012 Clube Desportivo da Póvoa. Desenvolvido pela hojenet.