HÓQUEI EM PATINS

Veja o calendário, resultados e classificações

fpp

O Poveiro, nome incontornável do hóquei em patins Poveiro e Nacional, renova a sua ligação ao Clube numa época que se prevê exigente e que se quer de crescimento do…

Partilhar

Depois de um início de época atribulado, a nossa equipa sénior de hóquei em patins encontrou o rumo e protagonizou uma excelente segunda volta no campeonato. Ao crescer coletivamente, trouxe…

Partilhar

Inscrições oficialmente abertas! As inscrições para o Torneio 3x3Povoa já estão abertas e as vagas são limitadas! O maior evento de verão de Hóquei em Patins está de volta para…

Partilhar

Equilíbrio, incerteza e sofrimento q.b. marcaram o jogo deste domingo entre o CD Póvoa e a AA Espinho. No pavilhão Linhares de Castro, na penúltima jornada do campeonato nacional (zona…

Partilhar

O CD Póvoa voltou às vitórias no campeonato de Sub23 (zona Norte), ao receber e ultrapassar a CP Sobreira por concludentes 7-0, na 19.ª jornada. Este resultado mantém bem vivo…

Partilhar

1950
A Primeira Equipa
A primeira equipa de hóquei em patins do CD Póvoa surgiu em 1950, altura em que o clube já dispunha de um parque desportivo que incluía um rinque de patinagem com as medidas legais para a prática da modalidade. A sua apresentação aconteceu na tarde do dia 10 de Dezembro, num jogo contra a seleção de Braga, que terminou com uma derrota por 1-17. Um resultado que refletia a inexperiência do clube poveiro. O torneio contou com a presença das equipas mais significativas do Norte e deslumbrou a juventude local, que aderiu em massa à modalidade. Para a história fica a constituição da primeira equipa poveira de hóquei: António Rodrigues (capitão), Rodrigo Lobo, Fernando Ribeiro, Carlos Flores, Joaquim Santos e António Araújo. Após a filiação na Associação de Patinagem do Minho, foi nomeado responsável pela secção de hóquei em patins o associado Joaquim Terroso Pereira Dias. A Taça de Honra, da Associação de Patinagem do Minho, foi a primeira competição oficial disputada pelo CD Póvoa, sendo que a primeira vitória foi alcançada no rinque das Taipas, frente ao Vitória Sport Clube, por 0-5.
1955
Filiação na AP do Norte
O CD Póvoa passa a ser filiado da Associação de Patinagem (AP) do Norte. A modalidade, muito acarinhada pelos poveiros, foi crescendo de ano para ano e novos escalões foram criados: os juniores e as escolas de hóquei.
1960
O abrandamento nos anos 60
Nos anos 60, a secção sofre uma desaceleração, retomando o seu desenvolvimento nas décadas seguintes. Com períodos marcados por excelentes resultados, atingiu o auge com a subida de divisão, mas o feito acabou por não se tornar realidade, devido à saída de um considerável número de atletas para clubes com maior capacidade económica.
1983
Campeões Regionais de Iniciados
A secção continuou em atividade com os escalões mais jovens, tendo os juniores atingido um plano de destaque em 1983, com o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional da categoria, enquanto os iniciados obtiveram o título de Campeões Regionais em 1984. Em 1989, é de realçar a chamada de alguns jogadores juniores e juvenis à seleção da Associação de Patinagem do Norte e à seleção nacional.
1996
As dificuldades
Na década de 1990, previa-se o reaparecimento de uma equipa sénior formada por antigos jogadores do club, mas as obras que decorriam no pavilhão gimnodesportivo impediram a sua concretização. Na verdade, o hóquei em patins viveu um período difícil devido à reestruturação do pavilhão gimnodesportivo, na medida em que deixou de haver condições para treinar. Os treinos passaram a ser realizados em outros locais e os jogos no Pavilhão de Paredes. Presentemente, a estabilidade da modalidade, fruto da intensa entrega do coordenador António Padrão, traduz-se na existência dos diversos escalões
2010
Campeão da III Divisão
A temporada de 2009-10 foi de tremendo sucesso para a equipa sénior, que não só garantiu a subida ao II escalão do hóquei em patins nacional, como conquistou o título de campeã da III divisão, no dia 19 de Junho. Foi o culminar de uma época fantástica, com 26 vitórias, um empate e uma derrota numa caminhada que terminou com uma goleada imposta em casa do HC Mealhada, por 2-6.
2014
Subida ao I Escalão
Um momento histórico na vida do clube. Graças a um excelente campeonato, que terminou com a conquista do título da II divisão/zona Norte, o CD Póvoa assegurou a subida ao principal escalão do hóquei em patins. O objetivo foi matematicamente alcançado a 3 de Maio de 2014, quando faltavam duas jornadas para o fim da prova, depois de um empate com muitos golos no pavilhão da Sanjoanense (8-8). Ao longo da trajetória, a equipa orientada por Carlos Silva somou 23 vitórias, quatro empates e duas derrotas.
2022
Os dias de hoje
Atualmente, a secção de hóquei em patins do CD Póvoa conta com cinco equipas de formação e duas seniores, tendo relançado, na presente temporada, a sua ligação à cidade com o regresso a casa de vários rostos que ajudaram a desenvolver a modalidade. Este esforço tem resultado numa maior simbiose entre os escalões de formação e a equipa sénior, confirmando a intenção de conferir maior sustentabilidade e estabilidade ao hóquei poveiro.
CD POVOA HOQUEI EM PATINS

OBJETIVO DESPORTIVO

Enquanto clube formador, o CD Póvoa encara a aposta nos escalões jovens como a grande prioridade, não só para tornar sustentável a modalidade a médio prazo, mas também para alimentar de forma contínua a equipa sénior. Existe a intenção declarada de que os atletas da formação, devidamente orientados nos comportamentos dentro e fora da pista, tenham os meios e a ambição de chegar à equipa principal.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

O CD Póvoa dispõe uma mão-cheia de equipas de formação, que juntam semanalmente as componentes do treino técnico, físico e tático à competição organizada pela Associação de Patinagem do Porto. Nos escalões seniores, a participação nos campeonatos nacionais tem permitido cimentar o nome do clube enquanto entidade eclética e levar o nome da cidade a diferentes paragens.

Nº DE ATLETAS

71 inscritos

ESCALÕES

  • Seniores Masculinos,
  • Sub23 Masculinos,
  • Sub19 (misto),
  • Sub15 (misto),
  • Sub13 (misto),
  • Sub11 A Masculinos,
  • Sub11 B Masculinos,
  • Escola de Patinagem.

PARCEIROS FINANCEIROS

PARCEIROS TÉCNICOS

Partilhar