ÚLTIMAS Notícias
  1. O Clube Desportivo da Póvoa faz 80 anos!
  2. Ténis de Mesa
  3. Futsal
  4. Badminton
  5. XIX Torneio Nuno Rios de Voleibol de Praia

HISTÓRIA DO CLUBE

1943
A fundação do Clube
O Clube Desportivo (CD) da Póvoa é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 26 de dezembro de 1943. A história da sua criação remonta a uma tarde de domingo, na qual um grupo de jovens, reunidos depois de um jogo de futebol, decide agitar a atividade desportiva do concelho devolvendo aos poveiros o desporto-rei, fundando um grupo de futebol. Por mais arriscada que a ideia pudesse parecer, o certo é que foi levada adiante e, sob o lema “Ao Serviço do Desporto, da Cultura e da Póvoa”, nasceu o Clube Desportivo da Póvoa.
1944
O primeiro troféu
O grupo de futebol do CD Póvoa inscreveu-se, em 1944, na Associação de Futebol do Porto e alcançou vários momentos de glória. Nesse ano, a “Taça Eça de Queirós” foi conquistada num torneio realizado na Póvoa, constituindo o seu primeiro troféu.
1945
Os "Onze dos Júniores"
Nos anos de 1945, 1947 e 1948, o grupo de futebol do CD Póvoa assumiu-se como vencedor de série e finalista, conservando ao longo do seu percurso o “onze dos juniores”. Para além das competições oficiais, era constantemente convidado para encontros particulares um pouco por toda a região Norte do país. No entanto, com o passar dos anos e por motivos alheios à vontade dos seus responsáveis, o CD Póvoa viu-se obrigado a abandonar o futebol. Em contrapartida, abriu as portas a novas modalidades. A divisa “Ao Serviço do Desporto, da Cultura e da Póvoa” fazia, agora, ainda mais sentido.
1947
O arranque do Voleibol
Criada a secção de voleibol, a 6 de março de 1947, foi com uma equipa de seniores masculinos que o CD Póvoa participou, pela primeira vez, numa prova oficial, designadamente no Campeonato Regional da II Divisão.
1950
Nasce o Hóquei em Patins
A primeira equipa de hóquei em patins do CD Póvoa surgiu em 1950, altura em que o clube já dispunha de um parque desportivo que incluía um rinque de patinagem com as medidas legais para a prática da modalidade. A sua apresentação aconteceu na tarde do dia 10 de dezembro, num jogo contra a seleção de Braga, que terminou com uma derrota por 1-17. Um resultado que refletia a inexperiência do clube poveiro.
1965
As Bodas de Prata
Mas não foi só à base de resultados desportivos que o sucesso do CD Póvoa foi atingido. A construção do pavilhão gimnodesportivo, inaugurado nas suas Bodas de Prata, assim como das piscinas, dos courts de ténis e do parque de campismo funcionou igualmente como um forte estímulo para a continuação do trabalho desenvolvido até então. Num curto período de tempo, o CD Póvoa tornou-se num dos clubes mais ecléticos do país e numa das associações desportivas mais importantes da nossa região.
1968
O Boom das modalidades
Andebol, ciclismo, automobilismo, bilhar, ginástica, ballet, natação, ténis de mesa, patinagem artística, pesca desportiva, ténis, judo, damas e xadrez, constituíram o vasto e diversificado leque de modalidades desportivas que o CD Póvoa colocou à disposição da juventude poveira e nas quais foram alcançados alguns feitos meritórios.
1970
A pesca desportiva
A Pesca Desportiva foi, sem dúvida, a que mais vezes elevou o nome do Clube com a conquista de vários títulos nacionais e regionais, com maior incidência nas décadas de 70 e 80.
1971
A Primeira Equipa de Basquetebol
A primeira equipa de basquetebol surge em 1971. Neste ano, foi inscrita a equipa de juvenis na AB Porto, liderada por Armando José Queirós Frias, que aceitou o desafio de criar a secção de basquetebol no clube. Era um homem com uma visão da juventude e desporto muito avançada para a época.
1984
A Secção de Damas
A secção de damas, uma modalidade já extinta no clube, foi a primeira modalidade a sagrar-se campeã a nível nacional, na época 1984/85
1999
O palmarés invejável
A secção de basquetebol, após uma década de trabalho sustentável nos escalões femininos, contribuiu brilhantemente para o invejável palmarés que, atualmente, o CD Póvoa possui: conquistou o título de Campeão Nacional da Liga Feminina de Basquetebol, na época 1999/00.
2000
Títulos no Atletismo e Voleibol
Foi uma mudança de século recheada de sucessos, com a subida à Divisão A2 dos seniores masculinos de voleibol, na época 2000/01, acompanhada do título de Campeões Nacionais da II Divisão. A secção de atletismo também brindou o clube com vários títulos nacionais individuais e, por duas vezes, com o título de Campeão Nacional da II Divisão Feminina, nas épocas 1999/00 e 2000/01.
2014
Hóquei no Primeiro Escalão
Um momento histórico na vida do clube. Graças a um excelente campeonato, que terminou com a conquista do título da II divisão/zona Norte, o CD Póvoa assegurou a subida ao principal escalão do hóquei em patins. O objetivo foi matematicamente alcançado a 3 de Maio de 2014, quando faltavam duas jornadas para o fim da prova.
2021
Subida à Liga de Basquetebol
Mais um momento histórico para o CD Póvoa, com a equipa sénior masculina a sagrar-se campeã nacional da Proliga e, pela primeira vez, a marcar presença ao mais alto nível na Liga Portuguesa de Basquetebol.
2022
Hoje
Mantendo a jovialidade dos tempos da fundação, um ecletismo invulgar e uma assinalável capacidade de atração de novos atletas, o CD Póvoa está confiante no futuro. Graças à relação que foi criando com a comunidade, tem conseguido manter ativa a sua rede de formação, moldada pelos mais nobres valores, o que nos faz acreditar num futuro cada vez mais auspicioso.

CURIOSIDADES HISTÓRICAS

  • Sob a divisa “Ao Serviço do Desporto, da Cultura e da Póvoa”, o CD Póvoa tem recebido várias distinções ao longo da sua história: “Medalha de Reconhecimento Poveiro” pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em 14 de Dezembro de 1969; “Medalha de Serviços Distintos” pelo Ministério da Educação Nacional, reconhecendo os serviços prestados ao desporto; “Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro”, em 1999.
  • Nem só de desporto se ocupou o CD Póvoa. Para todos estes gestos de reconhecimento contribuíram, também, em larga escala, iniciativas de âmbito cultural que honrosamente preenchem o historial do clube. Desde a criação de um Cineclube e de uma Biblioteca Associativa, passando pela realização de Jogos Florais, Saraus e Recitais de Poesia, até à organização de Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore. De tudo um pouco foi feito na secção cultural, que acabou por ser extinta em 1958.
Partilhar