O Clube Desportivo da Póvoa fez setenta e nove anos! Quase oito décadas de dedicação ao desporto que não podiam passar despercebidas e, por isso, reunimos a família.
Cumprindo a programação prevista, ao fim da manhã foi hasteada a bandeira do clube na presença de toda a Direção, bem como os membros da Assembleia Geral, sócios que já não são a prata da casa, mas o ouro da casa, coordenadores da secções e a presença de Luís Diamantino, Vice-presidente da Câmara Municipal e Ricardo Silva, Presidente da Junta. Um momento em que tivemos a honra de ouvir umas palavras de amizade de Luís Diamantino. Um discurso improvisado, mas saído da necessidade de reforçar toda a disponibilidade por parte da Câmara Municipal em fazer parte do futuro “do clube mais eclético da Póvoa”, um clube que regressou àquele que deve ser o seu único foco: o desporto e os atletas.
Já ao fim do dia, as portas do pavilhão Linhares de Castro abriram-se para a cerimónia de entrega dos emblemas de prata, ouro e platina. O momento contou com a presença de alguns patrocinadores do clube, um representante dos Bombeiros Voluntários, do Presidente do Varzim SC, afirmando uma relação profícua entre pares que tem vindo a ser construída e a honrosa presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, que há vários anos não marcava presença neste dia.
O início das cerimónias foi abrilhantado pela escola de dança sediada no pavilhão, Dance Box, sob a orientação do prof. Ricardo Rios.
Francisco Campilho, Presidente da Assembleia Geral foi o primeiro a tomar a palavra, lembrando a necessidade do clube se orientar pelos valores e missão deixados pelos fundadores, “formar atletas em prol do desporto”. O trabalho que está a ser feito para promover a união entre os sócios e o clube, fazendo-os membros ativos e presentes.
Seguiu-se a entrega dos emblemas de prata, ouro e platina. Este último, entregue ao sócio António Extremina que, por motivos de doença, não pode estar presente. Tomé Alexandre, Maria Campos, Amadeu Coelho, António Silva, Elvira Ferreira, José Duarte, João Mariz e João Martins receberam o Emblema de Ouro. Ricardo Nunes, André Nunes, Fátima Silva, Hugo Matos, Rui Silva, André Pereira Sousa, Miguel Matos, João Castro e Catarina Alves receberam o Emblema de Prata.
Entregues os emblemas, o presidente do clube, Sérgio Duarte, tomou a palavra para relembrar diante de todos que é com espírito de missão que se apresenta diante dos sócios e que tudo fará por cumprir os princípios fundadores do clube, mesmo tendo obstáculos pelo caminho e que para isso contará sempre com o apoio de todos os sócios e do parceiro imprescindível que é a Câmara Municipal. Foi tempo também de agradecer a todos que estão ao lado do clube neste caminho.
O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, tomou a palavra para reforçar o apoio a uma Direção que tem vindo a mostrar um trabalho que dignifica o clube, que une a massa associativa e que se foca na formação de atletas e na elevação do desporto. Pôs em evidência a degradação das instalações e prometeu a ajuda monetária para a renovação das mesmas nos próximos anos, incluindo as piscinas fechadas desde 2020. O clube tem um papel fundamental na vida de muitos jovens e na atividade desportiva da cidade e que por isso fará sempre parte da estratégia de desenvolvimento da cidade.
Também a um clube se canta os “Parabéns” e, por isso, não poderia deixar de haver velas para soprar e bolo para cortar. Deu-se lugar a um momento de convívio entre as várias gerações de sócios, entre antigos e atuais dirigentes, entre amigos!
O fim do ano é tempo propício para balanços e resoluções de ano novo. Mas quando ao fim do ano se junta a celebração de um aniversário, então, não só é propício como quase obrigatório que se façam esses balanços e se pensem as metas do ano que está à porta. E assim ficou marcado o 79.º aniversário do Clube Desportivo da Póvoa, que abriu as suas portas para receber todos aqueles que sentem o clube como seu e juntos brindar a um ano que acaba e a um ano que começa.
Este velhinho do desporto poveiro ainda tem muito jogo para jogar e o futuro começa agora!