Na passada sexta-feira, decorreu na sede do nosso clube a primeira sessão das Tertúlias no Desportivo.
Bruno Avelar foi o convidado de honra que trouxe até nós um tema mais que importante: a Ética e Segurança no Desporto – O Papel do Protetor.
Começou-se por falar do desporto e dos clubes como entidades de responsabilidade civil, já que têm o papel formador de crianças e jovens, no sentido em que nestas camadas importa a formação como um todo e não só a nível competitivo. Formar atletas é também formar bons cidadãos. A importância do desporto popular está a perder terreno para o desporto competitivo, já demasiado presente nas camadas mais jovens, onde se perde as maiores qualidades da prática desportiva que é a do crescimento saudável, da amizade, da cooperação, do divertimento.
Este caminho tem exacerbado a negligência sobre as crianças. O desporto torna-se um lugar de pressão, de abuso psicológico, espaço de ansiedade e frustrações. Acresce o assédio presente em todas as modalidades, em todas as camadas etárias. Mencionou-se, também, a falta de exigência nos espaços desportivos e meios técnicos. Havendo pouco investimento numa área que deveria ser crucial para o desenvolvimento de qualquer criança: o desporto.
Diante deste cenário, Bruno Avelar apresentou-nos um projeto de implementação no país, já tardio, que visa assegurar a proteção das crianças e jovens em contexto desportivo. Um plano que passa primeiro pelas federações e associações desportivas do país, mas que espera chegar a cada clube, com a criação de um guardião do atleta, um provedor que detete casos, os acolha e encaminhe para a solução. Criação de linhas de apoio, manual para a proteção da criança e jovem no desporto, divulgação do tema. Falar e agir para fazer do desporto um lugar seguro.
Bruno Avelar desenvolve um trabalho de acordo com normas europeias, normas estas já seguidas e postas em prática nos país do norte há muitos anos. Estando, mais uma vez, Portugal na cauda da europa, o nosso convidado enalteceu a iniciativa do nosso clube na divulgação deste tema, esperando que sejamos pioneiros em Portugal.
Um desafio abraçado pelo nosso presidente Sérgio Duarte, já que tudo o que foi abordado no tema não é estranho ao projeto que os fundadores criaram. Pilares que esta direção trabalha continuamente para ver sempre erguidos e nunca esquecidos.
Para conhecer mais sobre este tema:
https://ipdj.gov.pt/salvaguardar-e-proteger-as-crian%C3%A7as-e-jovens-no-desporto